segunda-feira, novembro 10, 2008

Negócios imobiliários

Uma pergunta que sempre fica no ar e que nós ainda não chegamos num consenso é o que fazer com nosso apartamento.
As opções são óbvias: vender, alugar ou deixar fechado, mas estamos num dilema e por enquanto, nada resolvido.
Alugar eu acho inviável pois tem toda aquela parte preocupante de ter um inquilino que pode depreciar o imóvel, além, é claro, das dificuldades de tirar o morador do apartamento. Chegamos a considerar alugar para uma pessoa da família que estaria interessada e que com certeza iria cuidar de nossa casa, mas ainda assim acho que se precisássemos do apartamento desocupado, isso poderia dar um pouco de trabalho. Por outro lado, teríamos uma entrada mensal que poderia ser muito útil, principalmente em nosso começo de vida no Canadá.
A outra opção seria vender e comprar um outro imóvel em SP, por um custo menor e aplicar o restante do dinheiro, o que nos daria uma segurança a mais no novo país. Além disso, eu não gosto de pensar na idéia de não ter um "teto" em algum lugar desse mundo e por isso a idéia de vender e aplicar todo o dinheiro dá uma sensação de vazio e falta de referência para mim.
A última opção é simplesmente fechar nossa casinha num primeiro momento, até que as coisas entrem nos eixos por lá e a gente decida comprar um imóvel.
Como se pode ver, esse é apenas o começo de uma enorme lista de resoluções que temos que tomar. Alguém tem alguma sugestão?

9 comentários:

Sergio disse...

Não sei se serve como sugestão, mas eu e o Sergio já temos isto mais ou menos decidido. Em um primeiro momento nossa casa ficará fechada; minha faxineira virá uma vez por mês para limpar e minha sogra dará uma olhada de vez em quando porque mora aqui pertinho. Em seguida pretendemos vendê-la e comprar um apartamento pequeno aqui na região mesmo. Eu acho muito complicado vir para o Brasil com três crianças e passar varios dias na casa dos familiares enchendo o saco. Pode ser muito bom nos primeiros dois dias mas logo todo mundo se cansa e acaba virando um stress. Tendo um lugar pra deixar nossa bagunça, nós ficaremos mais a vontade e os parentes demorarão mais pra se cansar das visitas.

bj

:: ultranol :: disse...

Bem, nosso caso acho que não se aplica muito, porque nós estávamos financiando um apto. Faltava ainda 5 anos pra pagar. A gente poderia de lá do Canadá ir quitando, mas achamos que não faz sentido a gente pagar parcelas com juros de país de terceiro mundo morando num país de primeiro mundo, por isso resolvemos vender logo, e o fizemos. Porém, fica realmente a sensação de estar tudo no ar... estamos morando na casa dos nossos pais até resolvermos a situação.
Boa sorte na escolha de vocês...

K disse...

Eu sou totalmente a favor de vender. Acho que dinheiro no banco rendendo é muito melhor do que parado num apartamento vazio que só trará gastos. Já imaginou achar a casa perfeita pra vender lá no Canadá mas não poder comprar porque ainda tem que vender o apartamento daqui?

Só fica sem teto quem não tem dinheiro no banco. Com o dinheiro, é possível comprar ou alugar rapidamente um imóvel. Só para lembrar, no Rio, financeiramente falando, é mais lucrativo alugar do que comprar. Então, SE não der certo e SE tiver que voltar, aluga-se um apartamento por alguns meses enquanto se procura outro para comprar.

Só falta eu convencer o marido disso :)

Beijo,

K.

Lá e Dá disse...

Estamos vivendo o mesmo dilema. Alugar nem pensar.Para piorar, eu quero vender e colocar o dinheiro no banco, e o marido quer manter a casa fechada e vender depois. Mas, acho complicado a história de mantê-la fechada, e tentar vendê-la morando no Canadá. A idéia da Marilena e Ségio é ótima e vou colocar em pauta aqui em casa. Ter um imóvel menor é importante para quando visitarmos o BR.
Mas temos muito tempo ainda para decidir!
Abracos

Fernando e Silvia disse...

Re, se você tiver como voltar ou deixar alguém com uma procuração para resolver rápido para vocês, ou não precisarem do dinheiro rápido, é legal um imóvel aqui. Mas no meu caso como não tenho ninguém em SP, eu prefiro não ter qualquer preocupação aqui, vamos vender. Um beijo,
Silvia

Andréa disse...

Renata, concordo com a Camila e é exatamente isso o que vamos fazer: vender nosso apartamento. O pessoal que mora em casa pode até deixar a casa fechada, pois não há quase despesa com isso. Mas nos nossos casos (Eu, você e Camila), moramos em apartamento e temos que pagar o condomínio todo mês, o que já é uma despesa, então não vale a pena mesmo manter o imóvel fechado. Sem contar o IPTU. Alugar é sempre uma incógnita, pois nunca se sabe como o inquilino vai tratar o imóvel, se vai pagar as contas em dia (condomínio e IPTU não dá pra colocar no nome do inquilino, ou seja, é o seu nome que vai pro Serasa se ele fica devendo!). E vendendo o apartamento, o valor que se consegue numa aplicação é em geral maior do que o aluguel que você vai receber. Então, pra nós, é essa a solução!

Beijos e boa sorte na sua decisão!

Andréa
www.picolecarioca.com.br

.Mariana.Daniel. disse...

Oi Re,

Entendo a questão de sentir-se "sem teto", mas tentando colocar mais razão do que emoção na mistura, eu venderia e deixaria o dinheiro rendendo numa boa aplicação (com certeza aqui no Brasil mesmo - que ainda é um dos lugares mais seguros). Dependendo do mix dessa aplicação, vcs podem ter um rendimento tão bom quanto o valor de um aluguel. Conheço algumas pessoas super bem de vida, estabilizadas e tudo mais que moram de aluguel até hoje, pois resolveram investir a grana que ficaria parada (e na maioria das vezes o imóvel só faz depreciar).

Boa sorte!!

Bjs,
Mari

Neuzinha disse...

Oi Re,

No nosso caso, como foi muito corrido,pois queríamos chegar aqui no inicio do ano letivo, deixamos uma procuração pra o meu sogro vender;pois as despesas com condominio, IPTU etc...não compensa deixar fechado e alugar é muito chato, sem contar q o inquilino pode detonar o imóvel e depois qnd resolver vender não terá o mesmo valor. Um outro detalhe importante é que se vc vender depois q tiver feito a declaração de saída do país, vc tem que pagar um imposto altíssimo sobre o valor do imóvel, aí o dinheiro vai embora e não rende nada. O mais viável é guardar o imóvel na poupança. Também é interessante declarar na imigração q depois vc vai trazer a grana referente ao imóvel, pra cá.
Inté, Neuzinha

Der Doppelgänger disse...

Nós já temos algumas reservas, portanto estou pensando em fazer em duas etapas.
A primeira etapa seria alugar. Isso paga as despesas de IPTU e condomínio, mais uma entrada mensal que pode ajudar nas despesas. Planejo deixar guardado parte dessa entrada para reforma completa lá na frente, se necessário. Eu também acho que do ponto de vista psicológico, por mais contraditório que possa parecer o que eu vou dizer, só de saber que se tem um lugar para morar caso tudo dê errado, ajudará na adaptação ao novo país (pelo menos para minha esposa).
A segunda etapa seria a venda e vai depender de como ficar a coisa na nova terra em termos de adaptação. Se correr tudo ok, vendo. Senão, volto e uso a reserva para uma eventual reforma. O risco a ser considerado nesse plano nos dois casos, tanto de aluguel quanto da venda, é o tempo para remoção do inquilino.