sexta-feira, maio 29, 2009

Fechando um ciclo

Essa semana foi corrida e atribulada, como era de se esperar.
Ver minha casa ficando vazia aos poucos foi estranho e até Olívia, no alto dos seus dois anos, estava ligeiramente estressada e, por que não dizer triste, ao ver aquele lugar que foi seu lar e sua referência de segurança, tão impessoal.
Eu e ela viemos pra São Paulo na quinta de manhã, passar a nossa última semana com minha família antes de partir. Dory vem sábado com as malas.
Foi difícil a despedida da família do Rio. Foi difícil vê-los tristes com a nossa partida. É difícil sofrer e fazer sofrer.
Eu costumo brincar que ter ido morar no Rio foi meu cursinho pré-vestibular. Foram quatro anos de preparação, vivendo longe da minha família, aprendendo a lidar com as despedidas e a conviver com a saudade. Agora a prova se aproxima. Quero ser aprovada!
Esse ciclo acabou. Fechou-se. Está encerrado. Outros começarão e muitos outros também acabarão. É a vida que segue sua dinâmica. É a vida que ensina, que faz chorar mas que também traz tantas alegrias, pessoas, ocasiões.
O ciclo se fechou. Um outro, novinho, está se abrindo...

9 comentários:

Dani disse...

A tristeza e a saudade são inevitáveis. Mas não pensem só na parte triste dessa mudança!!
Tenham fé que tudo dará certo e que vcs serão muito felizes!

Boa sorte e boa viagem!

Mariana disse...

Eu acabei de dizer a outro casal que está vindo que tenho dificuldades com despedidas e que fico super triste quando penso o que vcs estão passando. Os abraços vão fazer falta mas existirão muitas outras formas de se comunicar, de estar perto, de estar junto. E muitos novos amigos com as mãos estendidas esperando por vcs. Fique bem porque tudo vai dar certo de um jeito ou de outro.
Um beijo e vem logo que estou cansada de esperar, rs

Marilena

Sandro e Família disse...

O momento da despedida é sempre difícil, mas tenha certeza que o novo ciclo que se iniciará em breve será repleto de alegria e felicidades na sua nova cidade.

Aguenta coração !!!

Abração

Família Ramos disse...

É, nós também brincamos que morar longe da nossa família (eu a 3 anos e meia e a minha esposa há 2 anos) foi um tipo de teste e preparação para nós. Cada vez que vou à casa dos meus pais (a 3 mil km daqui) não se torna mais fácil quando chega a hora da despedida, pelo contrário, parece que cada vez fica mais difícil. Talvez por isso achamos que não vai ser tão diferente quando chegar a hora de irmos para o Canada, porque longe por longe já estamos acostumando. :)
Desejamos a vocês uma ótima semana, aproveitem bastante esses últimos dias antes da viagem e tenham a certeza no Senhor de que todo vai dar certo.

Paola disse...

oi renata! sei bem como el a questao da saudade ... tem fases de desespero que o coracao fica pequeno e tem horas que somos mais otimistas e driblamos melhor as milhas que nos separam das pessoas queridas. moro em israel ha 14 anos e posso te dizer que houve momentos que a saudade foi simplesmente insuportavel. nao ter a familia por perto pra dividir com a gente os momentos felizes e as vitorias nem sempre e facil (formatura na universidade, casamento, nascimento de duas filhas e agora a terceira a caminho, etc). mas isto faz parte da nossa escolha. em breve estaremos nos tb no canada e nao so eu terei saudades de minha familia que esta no brasil, mas tb meu marido "sofrera deste mal" ... meu conselho de veterana e concentrar-se cada vez mais nos ganho e nao nas perdas e quando a saudade bater, saia e divirta-se com os novos amigos. o canada e um lugar lindo e vc tera muitas paisagens inspiradoras para aliviar o coracao. desejo muita sorte nesta nova jornada e que vc e sua familia sejam muito felizes!
paola

Andréa disse...

Que saudade de vocês, Rê!! Adorei o post e acho que é isso aí mesmo: fecha-se um ciclo pra começar outro, com muita garra, coragem e determinação. Em breve estaremos aí com vocês, pra ajudar na adaptação, viu? Mas vamos nos falar antes da viagem.
Beijocas,
Andréa
www.picolecarioca.com.br

Familia 4M disse...

Vc me fez lembrar o dia que fui embora...chorando e olhando para minha mãe que ficou chorando tbem..foi muito triste!!!1
Mas tudo na vida tem seus pontos positivos e negativos, basta estarmos preparados para as novas mudanças que aconteceram
Estamos nesta vida de passagem..e porque não aproveitá-la o máximo que pudermos não é?
Boa sorte nesta semaninha derradeira!!!'
Beijos...
Ah, vc tem meus fones aqui?

bruna disse...

É a vida é assim mesmo. As vezes pra sermos felizes,acabamos fazendo alguem sofrer.
Mas tudo passa, e a recuperacao é rapida.
Tudo dara certo!
bjs
Bruna e Max

Fernando e Silvia disse...

Re, agora é bola pra frente!!!! Um novo tempo começa!!!
Um boa viagem pra vocês!!! Quando chegar me manda um email se precisar de qualquer coisa!!
Um beijo,
Silvia
silvia_faian@hotmail.com