segunda-feira, setembro 12, 2011

Happy Eid

Que o Canadá é um país mutlicultural, todo mundo sabe. Com isso a gente acaba aprendendo um pouco sobre a cultura de povos tão diferentes de nós. Mês passado foi comemoração do Ramadã que é um mês onde os mucúlmanos praticam o jejum do nascer ao por do sol, visando renovar a fé e praticar a caridade, farternidade e os valores familiares. Eu mesma trabalhei com uma paquistanesa e ela passava o dia a base de água e oração e só comia no fim da tarde (ou a noite já que aqui no verão o sol se põe pos volta de nove da noite). O que eu achei curioso, entretanto, foi que um dia deses a Olívia voltou pra casa da escola com uma sacolinha cheia de pulseira, e estava escrito Happy Eid. Eu corri no Google pra procurar o significado daquilo e descobri que é o banquete do término do jejum, quando o mês do Ramadã de encerra e outro mês começa, quando a lua nova é avistada no céu. A palavra significa festividade e eles trocam presentes, celebram, fazem grande refeições em família,algo como o nosso Natal. Achei super legal saber um pouco mais sobre a religião e os costumes desse povo, que está em toda parte aqui no Canadá. E viva a diversidade!

3 comentários:

Lucianna disse...

Em bom arabe: Eid Mubarak!!!!!

Esse é o que o meu marido chama de "small Eid" ainda temos outra comemoracao que ele chama de "Big Eid", bate bem proximo do feriado judeu e o Natal, porem tambem muda todo ano como o Ramadan

Agora água? No Ramadan nos nao comemos e nem bebemos nada entre o nascer e o por do sol...

Bjks

Thiago Mattos disse...

Olá, pessoal.

Me chamo Thiago Mattos e estou organizando um metablog sobre blogs de imigrantes brasileiros no Canadá:

http://vivernocanada.wordpress.com/

Gostaria de poder entrevistá-lo para contar um pouco sobre a história de vocês e dete blog.

Como não tenho o email de vocês, peço que me escrevam para thmattos arroba gmail ponto com

Assim posso explicar melhor como funciona este metablog que é meu TCC pela Faculdade Cásper Líbero e como podemos fazer a entrevista.

Ficarei feliz com a participação de vocês.

Desde já agradeço,

Thiago Mattos

roye disse...

Consistant with "reverse positioning" understand the REAL Second Coming would equate with The Matrix's Anti-Christ, the fake battle of good and evil which will come at the end.
I have spoken on this issue in years past. Understanding how they use the political encviornment to redefine people's value system, realize anyone who speaks of the old world and its ways will envoke hatred. So when/if the Anti-Christ comes along speaking of reverting back to what liberalism would consider repressed and immoral may be the only hope to salvage the god's favor and keep moving forward rather than begin the 1000 year clock. The fake Second Coming will feed into this political enviornment.
Cheap Flighs to Nairobi
Flights to Nairobi
Nairobi Flights