segunda-feira, setembro 12, 2011

Happy Eid

Que o Canadá é um país mutlicultural, todo mundo sabe. Com isso a gente acaba aprendendo um pouco sobre a cultura de povos tão diferentes de nós. Mês passado foi comemoração do Ramadã que é um mês onde os mucúlmanos praticam o jejum do nascer ao por do sol, visando renovar a fé e praticar a caridade, farternidade e os valores familiares. Eu mesma trabalhei com uma paquistanesa e ela passava o dia a base de água e oração e só comia no fim da tarde (ou a noite já que aqui no verão o sol se põe pos volta de nove da noite). O que eu achei curioso, entretanto, foi que um dia deses a Olívia voltou pra casa da escola com uma sacolinha cheia de pulseira, e estava escrito Happy Eid. Eu corri no Google pra procurar o significado daquilo e descobri que é o banquete do término do jejum, quando o mês do Ramadã de encerra e outro mês começa, quando a lua nova é avistada no céu. A palavra significa festividade e eles trocam presentes, celebram, fazem grande refeições em família,algo como o nosso Natal. Achei super legal saber um pouco mais sobre a religião e os costumes desse povo, que está em toda parte aqui no Canadá. E viva a diversidade!

2 comentários:

Lucianna disse...

Em bom arabe: Eid Mubarak!!!!!

Esse é o que o meu marido chama de "small Eid" ainda temos outra comemoracao que ele chama de "Big Eid", bate bem proximo do feriado judeu e o Natal, porem tambem muda todo ano como o Ramadan

Agora água? No Ramadan nos nao comemos e nem bebemos nada entre o nascer e o por do sol...

Bjks

Thiago Mattos disse...

Olá, pessoal.

Me chamo Thiago Mattos e estou organizando um metablog sobre blogs de imigrantes brasileiros no Canadá:

http://vivernocanada.wordpress.com/

Gostaria de poder entrevistá-lo para contar um pouco sobre a história de vocês e dete blog.

Como não tenho o email de vocês, peço que me escrevam para thmattos arroba gmail ponto com

Assim posso explicar melhor como funciona este metablog que é meu TCC pela Faculdade Cásper Líbero e como podemos fazer a entrevista.

Ficarei feliz com a participação de vocês.

Desde já agradeço,

Thiago Mattos