sábado, janeiro 19, 2008

Vai ser pra sempre?


Sempre que penso no processo (todo dia, toda hora) e no preço que temos que pagar por isso, fico com uma certa aflição. E minha aflição diz respeito principalmente a estar longe da família.
Pergunto-me se imigrar não é um preço muito alto que se paga para ter uma qualidade de vida melhor, mesmo porque qualidade de vida é muito subjetiva. Posso ter mais liberdade pra ir e vir e isso ser qualidade de vida pra mim, mas não poder ver a minha família a hora que eu bem entender pode ser muito doloroso.
A questão do frio, da comida, da cultura, da língua, tudo isso me preocupa, claro, mas nada tira mais meu sono do que pensar na família!
Então toda vez que eu penso que estou indo morar longe pra sempre, eu mudo o foco e penso que não será pra sempre, que será uma oportunidade de conhecer algo novo, que dá pra voltar quando quiser e que eu vou estar lá pelo tempo que julgar conveniente. Acho que isso diminui a minha aflição do "pra sempre".
Enquanto isso, sigo a vontade de Deus e peço que Ele me mostre que rumo tomar. Não quero errar o caminho...

10 comentários:

Zaninha disse...

Olá....acho que estes pensamentos refletem muito o que se passa na cabeça da maioria das pessoas que estão no processo....eu pelo menos, já ando angustiada com o fato de estar longe daqueles que amo...mas a gente tem que encarar como se fosse uma fase...
Abçs, Zaninha

Sergio disse...

Concordo com a zaninha,

acho que temos que encarar como uma fase. Não gosto de nada definitivo e sempre me sinto mal quando penso que algo será pra sempre. Quero muito ir embora e penso nisto todos os dias mas nao penso como sendo pra sempre. Quero ficar no Canadá enquanto a relação custo/ beneficio for menor que 1. Talvez seja uma maneira de se enganar, mas comigo funciona bem. Infelizmente a experiencia das outras pessoas não consegue nos dar todas as respostas e o único jeito de saber se vale a pena é indo.

Carol, Ênio e Leila disse...

Para sempre ou não só vai depender da gente. Sair do Brasil não quer dizer que fechamos a porta. rs Fica leve e viva um dia de cada vez.

Um abraço,
Carol

Ninha disse...

Rê...Pense que vc tb estará abrindo muitas portas.Oense no que isso pode trazer de bom para a sua família.Tente...tenho certeza que seus parentes te visitarão e vcs tb poderão visita-los.
TUDO gira em torno de planejamento , e o melhor de tudo e que vc pode ir e vir qnd quiser. Tente, não tenha medo...Pense nas coisas boas que virão.

bjs
Ninha e Dodo

Sandro e Família disse...

Conforme se aproxima o final do processo os sentimentos ficam mais fortes em todos nós, e acho que o ¨para sempre¨ dependerá sempre de uma vontade nossa, por isso não se preocupe muito com isso.
Pense nas coisas boas que conquistarão com a mudança e que quando chegarmos lá e iniciarmos a nossa nova vida novos sentimentos surgirão, e eles irão nos ajudar a suportar a distancia da familia e amigos.

Abração

Anônimo disse...

Oi Re e Li,

Vai ser muito bom manter contato com vces, ok.

No que eu puder ajudar...

Beijão,

Savana

Queila disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Queila disse...

A questao da familia realmente pega.

Toda as vezes que eu volto para o Brasil ou que alguem vem me visitar eu acabo questionando a minha decisao de vir morar longe.

Nao vou negar. Para mim as despedidas ficam cada mais dificeis. No entanto, eu sempre repito para mim mesma que se eu realmente quiser posso fazer as malas e voltar para o Brasil. Meu marido mudaria com prazer. Mas e a coragem?

Como eu sempre digo imigrar é um sacrificio que a gente faz pelos nossos filhos, pelos nossos descendentes.

Canada nao é Cannaa mas...


Q

Ninha disse...

2o ENCONTRÃO VIRTUAL DE IMIGRANTES
Olááá pessoal!!!!

Dia 30/01 às 21hr acontecerá o 2o encontro virtual de imigrantes e futuros imigrantes no messenger.

O 1o encontro contou com a presença de 8 pessoas onde foram discutidos vários fatores dessa etapa de imigração. Pessoas que estão em processo, outras que estão indo, outras que irão dar entrada, enfim, foi muito bom trocarmos figurinhas e conhecermos uns aos outros, além de darmos boas risadas =)

Todos são bem vindos, o esquema será o mesmo da outra vez:
É só me adicionarem no msn ou adicionarem a Gislane
ninha_dib@hotmail.com ou g.pratti@hotmail.com

Espero a participação de todos, e tb daqueles que ja estejam em terrinhas geladas.

E nãããooo esqueçam as guloseimaaass...nhãn nhãn...rsssssss

Ana Paula disse...

Nao vou te enganar, nao eh facil ficar longe da familia nao. MAS... a gente aprende a conviver com a distancia. Com o passar do tempo a saudade doi menos... claro que tem os momentos que doi mais, outros menos... mas pra gente, pessoalmente, ate aqui tem valido a pena. :)