domingo, abril 06, 2008

Palpites

Quem nunca passou por isso, que atire a primeira pedra!
Os futuros imigrantes e os que já imigraram sabe bem do que estou falando. A gente demora a tomar a decisão de ir, depois pondera se deve ou não contar, fala apenas para os mais íntimos, conta "por alto" para as pessoas que irão apoiar com certeza e de pouco eu pouco a gente acaba deixando escapar uma coisinha aqui e outra ali e.... a reação das pessoas é das mais diversas!
Pois bem! Minha mãe sempre foi a defensora número 1 da imigração, tem que ir mesmo, não temos nada a perder, vai ser uma experiência e tanto, etc. Ela continua nos dando uma baita força, mesmo sabendo que terá que amargar dias de saudades longe de nós e principalmente da neta. Já minha sogra, morre de medo de avião, viajar pra ela é o pior dos suplícios e então, ouvir que o filho quer ir morar em outro país e levar a neta junto soa como uma profecia apocalíptica!
E assim tem sido. A cada encontro ela tem tentado nos persuadir e convencer de que estamos prestes a entrar numa canoa furada, de que temos que conhecer melhor a região sul, que lá se vive bem, que a gente precisa abrir um negócio, ser dono do próprio nariz, ganhar dinheiro, etc. Mas tudo dentro do Brasil, que está melhor a cada dia, que está crescendo muito e que é o país do futuro.
Pior é que eu fico meio insegura, achando que talvez ela tenha razão, que somos dois loucos e que o melhor que temos a fazer é sossegar e encarar nossa vida por aqui mesmo.
Mas no fundo eu sei que quero ir. Vai ser válido, não iremos perder nada com essa experiência. Acho que isso tudo que ela diz e muitas outras pessoas também é pura projeção, devido ao medo que eles têm de arriscar e de ficar longe da gente.
O pior foi ouvir que trabalhar lá como caixa de supermercado é ser "subalterno".
E ser dentista desempregada, é o que?

17 comentários:

Sandra Vicente disse...

Essa inseguranca eh natural. Faz parte.

:: ultranol :: disse...

Dá um pouco de dó ver nossos pais nessa situação... minha mãe, por exemplo, é igual à sua, nos apóia de maneira incondicional, mesmo com o coração apertado; meu pai, por sua vez, fala que é legal, mas depois fala, "bem, vocês não sabem se é isso mesmo que vocês querem, né?", "pra acostumar com a cultura de lá vai ser difícil, a comida, etc", "vocês vão pra ficar lá um tempo, ganhar um dinheiro, e depois voltar, não é?"... a gente fala que é lógico que temos um plano B pra caso não dê certo, mas será que ele no fundo não sabe que nós queremos ficar por lá?

Sandro e Família disse...

Todos nós estamos passando por essa situação e tenho certeza que quando eles forem nos visitar pela primeira vez irão falar que fizemos a escolha certa.
É muito difícil para quem sempre viveu no Brasil não ter medo do desconhecido, mas infelizmente atualmente é melhor ser caixa de supermercado no Canadá e viver com tranquilidade do que trabalhar aqui em qualquer cidade do Brasil.

Abração

Fernando e Silvia disse...

Minha m�e j� era contra quando vim morar aqui em SP, imagina quando souber sobre outro pa�s! Mas ela j� est� com uma pulga atr�s da orelha, s� vou confirmar quando estivermos com o visto em m�os. Vou tentar mostrar que at� ela fez de tudo para o bem da fam�lia, e eu vou procurar fazer o mesmo. Espero que entenda. Um abra�o.
Silvia

Laila disse...

Esse periodo eh realmente terrivel. Mas eh so chegar por aqui que pra descobrir que voces fizeram uma boa opcao.

Sergio disse...

Aqui a dificuldade é com minha familia. Eles não gostam de falar sobre o assunto mas qualquer coisa que envolva uma parte negativa do canada eles correm me contar.
Eu e o Sergio estamos mais do que decididos e tranquilos com a decisao que tomamos e até agora NINGUEM conseguiu nos dar um unico motivo pra continuar no brasil. Pra mim é super tranquilo voltar se não der certo por lá, então não temos nada a perder e muito a ganhar ficando ou vindo embora.
Qd morei nos EUA eu não queria voltar mas não tinha permissão pra trabalhar e ficava me perguntando se valia a pena continuar lá, então fiz uma listinha com os pros e contrar do Brasil e dos EUA. Talvez vc devesse fazer uma listinha tambem com todas as informações que adquiriu em relação ao canada. Tem muitas coisas que dificultam mesmo a vida do imigrante e nem todo mundo consegue conviver com elas. Sempre que leio alguma informação em blogs eu tento me colocar na situação e ver o quanto aquilo me influenciaria.
Imagino como vc se sente e infelizmente a decisão é só de vcs. Se quiser conversar podemos tentar ajustar nossa agenda lotada. Um beijo

Marilena

Andréa disse...

Pois é, ter que lidar com essas reações é complicado, mas se deixe levar por isso. Mantenha firme sua decisão e mostre que você não está fazendo uma loucura... Loucura é ficar aqui!!!

Bjs e força!

Andréa

Eliane disse...

Força minha amiga, mantenha sua decisão. Nem tudo na vida é fácil. Mas a pior arrependimento é aquele de não ter tentado.
Abraços, Eliane.

Camila disse...

hahahahhaha, parece que estou vendo minha mãe nas palavras da sua sogra. Com a gente tb é assim: uma família apoia, a outra, que é mais apegada, só mostra o lado ruim de estarmos indo... eu sei que é medo, insegurança, saudade antecipada... Olha, faça como eu: pense no futuro, como vc se imagina aqui no Brasil e faz o mesmo estando lá no Canadá. O que não dá é deixar de ir, perder a oportunidade e ficar se lamentando para sempre. Se Deus te deu este sonho é pq Ele tem um plano para vc lá, busque isso d'Ele!
No mais fiquem em paz.
Camila

K disse...

Pelo visto, todos nós passamos por isso. Aqui em casa, meu pai diz que dá força, mas dá dó imaginar como ele vai sofrer com a distância. Minha mãe ignora solenemente a possibilidade de irmos MESMO. Minha sogra fica colocando medos e destacando tudo de ruim, tipo: "me preocupo com vocês dois... só os dois... o casamento pode não dar certo e vocês vão ficar juntos, infelizes, só por não terem mais ninguém por lá" (!!!), "Viu essa coisa das focas??? Que horror!" , "Olha, é melhor ir logo no cardiologista por aqui, já imaginou você enfartar lá no Canadá, com aquele sistema de saúde?"... Depois, até dá pra ir, mas na hora que ouço essas é uma dificuldade me manter calada.

Beijos,

K.

Anônimo disse...

Oi, Re,
tenho acompanhado o seu blog e compartilho esses sentimentos pré-imigratórios. Descobri hoje que você também é dentista. Podemos nos comunicar por e-mail?
Abraços,
Ra
raqueltst@yahoo.com

Anônimo disse...

Foi justamente por causa de reações dessas como a da sua sogra que eu e meu marido mantivemos segredo de tudo até o dia que enviamos os passaportes pra carimbar. Chamamos a família pra uma pizza e demos a notícia: embarcamos pro Canadá dentro de 3 semanas! Eu acho que foi a melhor coisa que a gente fez.
Não liga pra esse tipo de comnetário, não. Você tomou uma decisão e quanto mais seguro se sentir, mais fácil será sua adaptação. Believe me!
Beijinho

Renata, Dory, Olívia e Vítor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renata, Dory, Olívia e Vítor disse...

Comentando...
Sandra e Evaldo, quem já passou por isso pode dizer com conhecimento de causa né? Espero superar essa fase!

Pessoal do Great Escape, eu tb morro de dó, mas meu coração fica super dividido, com um medo danado de fazer a coisa errada! No fim acho que eles vão entender que é pro nosso bem né?

Sandro e família,realmente quem nunca viveu fora e, pior ainda, quem nunca saiu do país, não sabe o que nos espera e tem dificuldade em aceitar uma nova cultura, com seus hábitos e costumes. Vamos em frente...

Silvia, é verdade:nosso objetivo principale é tentar prpoprcionar melhores condições para nossa família não é?

Já volto pra continuar...

Renata, Dory, Olívia e Vítor disse...

Voltando...
Laila, espero que possamos ter essa certeza tb. Obrigada pelas palavras. Quem já está aí pode falar com mais convicção!

Lena,acho que vou fazer essa listinha com os prós e os contras e pesar na balancinha! Te agradeço, amiga, pelo carinho e preocupação de sempre! Bom poder contar com suas palavras!

Tati, aqui em casa também a indecisão é mais minha do que do marido,com o diferencial de que não estamos num bom emprego e nada parece que vai mudar nos próximos anos. Mas o medo prevalece! Espero estar no caminho certo!

Andrea, isso mesmo.Como já te falei por email, loucura é ficar por aqui, não é?

Eliane, falou tudo! Não quero viver a vida arrependida ou me questionando se devia ou não ter ido. Tem que pagar pra ver!

Camila, por incr[ivel que pareça a minha família que é mais apegada é a que mais apóia e a família do marido que sempre foi mais despojada, está agpora criando caso. Vai entender...
Mas vc disse uma coisa que eu concordo muito: se Deus nos deu esse sonho, não foi à toa. Ele sabe dos planos que tem para nós!

K, eu sei que não deve ser fácil pra eles, mas pra gente tb não é né? Realmente é difícil demais ficar calada qdo escuto esses comentários!

Raquel, vou mandar um email pra vc! Compartilhamos do mesmo sonho e da mesma (ingrata) profissão!

Fla, acho que o melhor é ficar calada mesmo, mas agora já foi!

Queila disse...

Força ai! Aqui nao existe esse historia de subalterno nao, viu? Imigrar nao é fácil mas vai recompensar vocês vão ver!

Q

Queila disse...

PS. Como técnica em higiene dental no Canadá estou fazendo mais $$ do que como dentista no Brasil.