segunda-feira, março 17, 2008

Nada a declarar

"Esse nosso povo
Anda tão chutado
Quando não é
Um vereador roubando
É um deputado..."



Eu nem gosto muito de Ultraje à rigor, mas outro dia estava ouvindo uma música deles e fiquei pensando: essa música deve ter uns 20 anos e já falava da realidade de nosso país! O povo continua chutado, a corrupção está cada dia maior, ser honesto aqui é ser trouxa. E nada mudou de lá pra cá....
Na Veja dessa semana também se fala disso: que parece que está fora de moda ser honesto, que o jeitinho brasileiro está mesmo inserido na cultura brasileira.
Entre outras coisas, como a dengue, que me preocupa mais a cada dia, sinto tristeza por cogitar a idéia de mudar de meu país.
Quem dera isso não fosse necessário, mas não vejo mesmo uma outra alternativa pra ter um pouco mais de sossego, poder sair na rua sem medo, ter um emprego que garanta o sustento de minha família. Acho que seria o mínimo depois de alguns anos de estudo e muito dinheiro gasto.
Mas não...cada dia me convenço mais de que estamos no rumo certo. Não tenho mais NADA A DECLARAR mesmo! Falar tudo isso pela milésima vez é chover no molhado!

7 comentários:

Sergio disse...

Há um tempo atrás eu ficava furiosa com os governantes que não fazem nada, com o descaso, a corrupção e a impunidade, mas tenho mudado a minha opinião em relação a tudo isso. tenho observado muito as pessoas e acho que o grande problema do Brasil está mesmo nas pessoas em geral. O jeitinho brasileiro está em toda parte dos mais pobres aos mais ricos. Eu acho que tudo começa nas pequenas coisas, nas pequenas corrupções, aqueles atos que fazemos todo dia e nem percebemos mais que está errado. Nós não temos mais vergonha de contar quando damos propina, quando compramos do camelô, quando votamos no "rouba mas faz" (muito famoso aqui em São Paulo). Eu sempre me pergunto como o Brasil vai estar daqui 5 anos e a cada dia tenho menos esperança de que alguma coisa vai ter mudado. É mesmo uma pena!!!

Sandro e Família disse...

Tem uma outra música famosa que diz que o Brasil é o país do futuro...como não sei quando esse futuro vai chegar estou indo embora assim que o consulado deixar.

Abração

Sergio disse...

Estou deprimida: eu vivo tentando ser politicamente correta e fazer as coisas certinho mas ainda pego montes de sacolas no supermercado. Agora vou me sentir culpada cada vez que fizer compras!!!! Quem sabe assim não adoto uma alternativa às sacolinhas "assassinas".

E concordo com o Sandro. O Brasil tem tudo pra ser o país do futuro mas não posso ficar esperando ele começar mudar.

Marilena

Gisa disse...

Infelizmente esta é a triste realidade do nosso país. É triste reconhecer que um país que tem tudo pra dar certo, está cada dia mais decadente. Tudo aqui só é bom enquanto o homem não pôe a mão.
Sobre o futuro. Acho que o Brasil já está bem velhinho para pensar só em futuro, e o presente? Será que não temos direito de usufruir deste presente?
Quero viver o hoje da melhor forma que posso, com meu marido, minha filha. Não podemos pensar só em futuro,(em relação ao Brasil, futuro distante e incerto esse) porque ele não nos pertence.

Vivamos o presente, semeando para um, num futuro breve colhermos muitas realizações.
bjos

Mauricio disse...

Como disseram Sergio e Marilena, o jeitinho brasileiro está na veia do povo brasileiro. Já li até um livro tratando do assunto (Dando um jeito no jeitinho brasileiro). Mas não é fácil. Até nós que o odiamos temos ele em nossa veia. Acho que só percebemos quando vamos para um país sério e nos damos conta. Meu pai dizia que o país seria melhor para nós, seus filhos, mas hoje ele acha que nem para os netos, infelizmente. Triste, mas é a realidade.
Um abço.

Jaime Cisterna disse...

Oi! Vi seu blog através do blog da Gislane. Quando vcs vêm para o Canadá? Alguma cidade em vista? eu e minha família moramos em Calgary há 2 anos. Somos do grupo "Cristãos Brasileiros em Calgary".
abraço
Luisa

Ju disse...

Oi Re!

Fazia tempo que eu não passava por aqui! Que saudades de vc! Como está a pequena?

Quanto ao jeitinho brasileiro, não tem jeito mesmo, já é uma questão cultural, o bom é ser malandro, passar a perna nos outros sem se importar, ser honesto é coisa pra trouxa. Triste que as coisas sejam assim por aqui....acho que é uma das coisas que mais nos estimulam a ir pro Canadá, enxergar tudo isso, ver como os valores são distorcidos por aqui é bem complicado. Muitas vezes me sinto um peixe fora d'água.

Beijos!
Ju