terça-feira, julho 07, 2009

1 mes e 1 dia

Passa rapido mesmo...ontem fez um mes que chegamos aqui e eu mal tive tempo de postar e fazer o balanco. Peco desculpas pelo teclado sem acento, mas estou no curso Job Finding Club e nao sei configurar esse teclado.
A mudanca foi bem tranquila, levamos as coisas aos poucos e por fim ainda tivemos a chnace de participar da comemoracao do Dia do Canada. Encontramos nossos amigos do Tudo ao mesmo tempo, comemos pizza e ficamos assistindo os fogos na calcada.
Quando a comemoracao acabou, cada um pegou sua cadeirinha e foi embora, menos nos, que ainda ficamos sentados na rua batendo papo ate cansar. Olivia acabou dormindo no meu colo de tao cansada que estava.
Agora a rotina parece que esta tomando forma de verdade e isso e bom, mas por outro lado as vezes bate um certo medo, me pergunto se de fato fizemos a coisa certa. Falo disso num outro post.
Nesse mes posso garantir que nao me arrependi de nada. Conheci muita gente nova (muitos brasileiros e' verdade), os canadenses sao meio distantes mas ainda e' cedo pra tirar qualquer conclusao. Mudamos pra nossa casa e eu estou achando super estranho morar em uma casa terrea depois de anos e anos morando em apartamento. Me sinto meio insegura ainda, mas sei que logo me acostumo.
Nesse primeiro mes sentimos de fato que imigrar nao e' pra qualquer um: carregar compra de supermercado no onibus, demorar 2 horas pra chegar num lugar, voltar a noite e ainda ter que caminhar ou ter que depender da carona de amigos nem sempre e' facil. Fora que quando conseguimos uma carona temos que levar o car seat da Olivia a tiracolo o que torna tudo ainda mais complicado.
Outro dia alugamos um carro e tivemos que ir ao aeroporto buscar, de onibus, com a Olivia no colo dormindo e o car seat sendo carregado pelo Dory. Nem sempre e' engracada essa vida de imigrante.
Tiramos nossa carteira G1 e esse fato merece um post a parte tb. E' quase uma novela.
Tem dias que desanima um pouco pensar no recomeco. Da saudade da zona de conforto, da comida da vo, dos papos com as primas, da familia, da irma, mamae, cunhado, amigas. Chega a doer.
Por outro lado nao tenho mais medo de andar de carro e parar num farol a noite, minha filha brinca pelas ruas do condominio livremente (sob nossa supervisao, claro) e essa sensacao de seguranca nao tem preco.
Como eu sempre digo, pagamos um preco alto por estarmos aqui. Tem dia de choro, dia de medo, dia de alegria e o tempo vai dizer se estamos no caminho certo.

13 comentários:

Mirian disse...

Pois é , meus filhos!!!!!!!!
Passou rapidinho, mas o aperto está aqui ó, todos os dias.
Só peço a Deus muita sabedoria, e que ELE ilumine vocês todos os momentos da sua vida.
Beijos com saudades.
Mamãe

Chocólatra disse...

Rê,
Que arrepio ler tudo que vc escreveu! Força mulher, esse é o mais difícil, depois vem a rotina e vc vai acostumar! MUIta força pra vcs!!! Pensam em comprar um carro logo? Está morando numa Townhome??
bjkas

Sweet Canadian Life disse...

Puxa Re, te entendo bem! Essa e' a fase mais dificil da sua vida e tambem acredito que e' uma provacao... Se voce passar por essa fase e sobrevivier, entao vem os louros! Brincadeirinha... mas e' verdade!
Lembro como fiquei deprimida quando chegamos aqui.... Imigrar nao e' para qq um mesmo!
Se precisar conversar com alguem me liga! Escreve pra mim no dendmf@hotmail.com e eu te passo meu telefone ou voce me passa o meu.
Forca!
Abracos,
Denise

Sergio disse...

E eu lá na praça, no meio de todo aquele pessoal de vermelho e branco, sem saber que o Corinthians tinha massacrado o Inter no Beira-Rio e se tornado o campeão da copa do Brasil.

Joelle Knopp disse...

:) Olá família!!
Nossa, que relatos emocionantes... Eu fiquei muito emocionada por você. Seja forte, tenha suas metas, e saiba que tudo aquilo que está acontecendo é por um bem maior. Sejam muito felizes e até breve!! Jajá o grupo todo estará aí para dar mais abraços.

Grande beijo parâ vocês!
Joèlle

Priscila Martins Baldacci disse...

Oi Rê!
É... esse período de adaptação não deve ser nada fácil! Eu posso imaginar!
Mas tenha certeza de que vai dar tudo certo. Já já vocês vão ter um carro e as coisas já ficarão mais fáceis.
E o inglês vai se aprimorando...
E os costumes se encaixando na nossa rotina...
Isso é apenas uma fase. Vai passar e vocês vão encontrar maneiras de serem felizes aí, com certeza.
O importante é que vocês três se amam e estão juntos e com saúde! E todo o resto a gente supera, né?
Vou ligar para a sua sogra mais tarde para desejar Feliz Aniversário!
Fiquem com Deus,
beijos e abraços,

Pri - Prima :)

Andréa disse...

Rê, fique tranquila que daqui a pouco estaremos todos aí, fazendo companhia e dando "colo" uns para os outros! Beijocas e fica firme, amiga!
Andréa

Fernando e Silvia disse...

Oi Re, realmente não é nada fácil!! Aqui as coisas são muito mais longe do que SP, e desanima um pouco. Vamos seguindo acreditando que vamos passar por tudo isso e ver que valeu a pena!! Um beijo pra vocês.
Silvia

Temperatura Máxima no Canadá disse...

Oi Rê,

Até me emociono com suas palavras, imagino o qto deve estar sendo difícil a adaptação... Qdo me mudei do interior para a capital, tb me senti deslocada e muitas vezes triste, por isso imagino o qto essa dor não é maior em uma imigração. Mas do mesmo jeito que hoje adoro o lugar que moro, com certeza, vcs tb logo, logo estarão tão apaixonados pelo novo lar que tudo não passará de lembranças do início da nova vida...
Fique bem, logo tudo se ajeita mais. Qto à saudade, só o tempo mesmo é que vai amenizá-la, força! Vcs fizeram a coisa certa, sim...

Bjão

Rosi

K disse...

Oie!!!

Tô com saudades de vocês!!!! Aliás, estamos, o Julio sempre fala também.

Que bom que as coisas agora estão entrando nos eixos.

Quanto ao plano de saúde, eu escrevi e eles me deram uma resposta genérica, pra variar. Que bom que você conseguiu falar com alguém. A maioria dos planos canadenses também não pagariam consultas de imediato, apenas por reembolso. O primeiro que eu fiz era canadense e a orientação é que despesas grandes - tipo internação - são pagas diretamente, mas uma consulta, não. No final das contas acaba sendo bom porque você é atendido com mais agilidade e onde escolher. No GTA, por exemplo, eles mandam um médico na sua casa, mas pode demorar e pode ser um que você não goste, sem a opção de procurar outro.

Ah... e pra infecções urinárias, suco de cranberry é bom. Tenta incluir alguma coisa com a fruta na sua rotina.

Beijo enorme em vocês,

K.

.Mariana.Daniel. disse...

Oi Re!

Tudo isso se chama adaptação. Espero que daqui pra frente tudo seja mais tranquilo - vai ser! Ainda é muito cedo pra dizer se valeu ou não a pena, né?

Continuo aqui torcendo demais por vcs! Tudo de bom!

Beijos,
Mari

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Mil desafios que serão tirados de letra.

E a vida segue...

Veca disse...

Oi Rê! Admiro demais a coragem de vocês. Nada na vida é por acaso, Deus nao nos dá uma cruz que nao possamos carregar, tenho certeza que tirarão de letra esse comecinho de adaptação. Saiba que estou na torcida. O importante é nunca perder o brilho nos olhos, enquanto houver paixão em nossas escolhas, estará valendo a pena!
Se cuidem! Beijos c saudade!
Veca.