quinta-feira, janeiro 28, 2010

Motivo de orgulho

Vida de imigrante é cheia de desafios e novidades. Dentre tantas mudanças, algo que nos preocupa muito é a adaptação de nossos filhos à nova realidade. É certo que Olívia chegou aqui às vésperas de completar 2 anos e eu sempre achei que com essa idade era bem fácil ela se adaptar.
Mesmo assim prevalece a dúvida, principalmente em relação à lingua. Mas essas crianças nos surpreendem a cada dia.
Resolvemos colocar ela num day care duas vezes na semana, já que por enquanto ela e Dory não estão mais frequentando as aulas do LINC. Ela fica o dia todo, e eu estava super preocupada, pois ela nunca tinha passado longos períodos longe da gente.
Terça-feira foi seu primeiro dia, fomos deixar ela lá de manhã e mais do que depressa ela foi se enturmando, começou a brincar com massinha e ao darmos tchau, ela respondeu prontamente com um sorriso nos lábios, sem esboçar qualquer reação de choro.
Saímos de lá tranquilos e ao longo do dia liguei duas vezes só pra ter certeza de que ela estava bem. Disseram que ela estava tendo um dia super tranquilo.
Fomos buscá-la no fim da tarde, ela estava toda feliz.
Detalhe que ela passou o dia sem tomar mamadeira (que geralemente toma quando acorda do sonhinho da tarde) e sem chupeta. Engraçado como o ser humano se adapta!
NO dia seguinte ela foi novamente e também entrou e ficou numa boa. O único contratempo foi que ela caiu na hora que estava brincando no parquinho. Me ligaram pra avisar, mas disseram que ela estava bem. Foi só um susto mesmo!
Fico analisando nossas vidas e percebo que já somos mais que vencedores! Minha filha numa boa na escola, sem saber se comunicar efetivamente, cada um dos desafios diários. Realmente não é pra qualquer um! Modéstia à parte, tenho muito orgulho dela, e de nós também!

9 comentários:

Mirian disse...

Rê, Dory e Olívia!!!!!
Além de serem corajosos, são tementes a Deus. Eu me orgulho muito de vocês e já os considero vitoriosos.
Vão em frente e não desanimem nunca, o Pai está no controle.
Beijos
Mamãe.

Dani disse...

Renata,
Parece que não, mas esses pequenos são mais corajosos que a gente! Eu vejo pelas crianças lá do Day Care onde estou fazendo estágio. Eles são super independentes, é até engraçado. De vez em qdo um pai ou outro fica meio que implorando um "tchau" qdo deixam o filho(a) lá, e a criança tá mais preocupada em brincar!!
Que ótimo que a Olivia está se adaptando bem!
Em tempo: MUITO OBRIGADA pelo CD da Arca de Noé que vc emprestou!! Ouvimos hoje o dia inteiro lá na escolinha!!! As crianças não entenderam nada, mas eu adorei cantar em português e relembrar minha infância. Fique tranquila que estou cuidando bem dele! (desculpe agradecer por aqui! Fiquei de pegar seu tel com a Marilena pra agradecer direito, mas ainda não peguei!! rs)
Bjos!

Mariana disse...

De certa forma eu acho que estar em um país distante, sem muitos conhecidos por perto acaba ajudando na adaptação das crianças na escola. Como ficamos um pouco mais isolados as crianças sentem mais falta de outras crianças, o que acaba sendo um facilitador para a adaptação. Sem contar que o frio também ajuda porque agora a Olivia sabe que não vai ir para um parque todo dia, então tem que aproveitar a oportunidade que aparecer, rs. E com as meninas aconteceu exatamente a mesma coisa: elas até choram quando chego mais cedo para busca-las.
Tenho certeza que todos somos vencedores não só por termos conseguido, mas pela coragem de mudar algo que nos incomodava e tentar uma coisa diferente. Pode ser que um dia a gente descubra que não valeu a pena, que a vida anterior era melhor, mas pelo menos nós tentamos e não ficamos sentados apenas reclamando.

bjs

PS: já passei o seu tel pra Dani, ok?

Sandro e Família disse...

Oi Família,

As conquistas dos nossos filhos aqui no Canadá devem mesmo ser comemoradas, e apesar da nossa preocupação inicial quando chegamos aqui descobrimos como diz o famoso ditado que "eles tiram de letra".

Somos todos vencedores apesar de alguns ainda insistirem em dizer que fomos loucos em sair da nossa zona de conforto.

Abração

Sua vontade disse...

Re,


Que chique essa princesa!Esta elaborando bem essa mudança de fase.
Esses pequenos são inspiração pra nós adultos.
Fico feliz por saber q vc encontrou um lugar agradavel e aconchegante pra Olivia.


Bjim pra vcs, Neuzinha

Unknown disse...

Nós tbém sentimos muito orgulho e muita saudades de vcs!!!
Vão em frente que Deus cuida, protege e perdoa.
Bjos

Simone disse...

Sinta orgulho mesmo e deixe ela saber disso, realmente é motivo de comemoração.

Fernando e Silvia disse...

Re, eles semprem nos surpreendem! Fico feliz pela Olívia que está no caminho certo para total adaptação. Um beijo pra vocês!
Silvia

Claudia disse...

Oi Renata, aqui é a Claudia, esposa do Robinson e amiga da Ligia.
Estou passando só para agradecer muito pela carona de ontem.
Obrigada e fiquem com Deus!
Claudia