quinta-feira, janeiro 21, 2010

Pré-natal no Canadá

Não é novidade pra ninguém que o pré-natal aqui funciona um pouco diferente do Brasil.
Na minha primeira consulta o médico fez o exame papanicolau, tirou pressão e solicitou alguns exames de sangue e urina que foram colhidos lá mesmo no consultório além de me dar pedidos de ultrassom + exames de sangue que detectam algumas má-formações.
Como fui pro Brasil antes de fazer o ultrassom, acabei não resistindo e fazendo lá meu primeiro exame de imagem pra ver meu pequenino. O médico não quis arriscar nenhum palpite quanto ao sexo. Eu estou bem tranquila quanto a isso e fiquei aliviada de saber que ele estava bem, perfeitinho, crescendo. E que era um bebê só!
Muita gente estava brincando que eram gêmeos, mas acho que um só está de bom tamanho!
Logo que voltei do Brasil fiz a ultrassom aqui no Canadá, numa clínica bem moderna e funcional, não deixando a desejar em nada para as clínicas particulares do Brasil.

Hoje fui à minha segunda consulta, fiz mais um exame de urina e sangue e ele verificou a pressão e o peso, que graças a Deus e aos enjoos que senti nesse período, não aumentou!
Saímos de lá com mais um pedido de ultrassom pra daqui a umas 5 semanas. Olívia foi comigo no exame de ultra passado e na consulta de hoje e está toda carinhosa com o irmãozinho que vai chegar. Espero que esse cuidado todo continue quando ele nascer!
Bom, o melhor de tudo nessa experiência de fazer acompanhamento pré-parto aqui é ver que o sistema de saúde funciona e você não paga nada mais por isso, a não ser o seus impostos. E não é assim que deveria ser sempre?
Na próxima consulta meu médico de família vai me indicar pra equipe de obstetras que irá me acompanhar e eu volto pra contar mais detalhes.

13 comentários:

Sweet Canadian Life disse...

ele? e' um menino?
Voce fez aquele exame de sangue no Brasil que da' pra saber o sexo bem no iniciozinho da gravidez?

Beijos,
De

Renata, Dory, Olívia e Vítor disse...

Não fiz o exame não...ainda não sei se é menino: usei ele e irmãozinho de maneira genérica!
Bjs

Dani disse...

Renata,

Please, vai passando mesmo todas as dicas e curiosidades de "gravidez no Canadá"!! Elas ainda me serão muito úteis! =)

Felicidades pra vcs

Bjos

Fernando e Silvia disse...

Re, muita saúde pra você e para esse bebezinho que vai chegar!!! Muita tranquilidade e alegrias!!! Tenho certeza que a Olívia será uma boa irmã! Quero muito te conhecer, vamos marcar qualquer dia!! Beijos pra família.
Silvia

2much-ice disse...

Oi Rê,

Pelo jeito que vc está falando deve vir um menininho por aí , viu ??
Esses posts sobre a gravidez são ótimos msm pois podemos ver e acompanhar todo o processo assim como suas impressões.

Um dia vejo essa barriga grandoooona, rss.

um bj em vcs

Ninha

2much-ice disse...

Oi Rê,

Pelo jeito que vc está falando deve vir um menininho por aí , viu ??
Esses posts sobre a gravidez são ótimos msm pois podemos ver e acompanhar todo o processo assim como suas impressões.

Um dia vejo essa barriga grandoooona, rss.

um bj em vcs

Ninha

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

O Brasil podia se espelhar no Canadá e aprender a dar um serviço bom com os altos impostos que pagamos.

E a vida segue...

Sergio disse...

E eu vou ver como faço para tirar o seu blog dos favoritos da Lena. Vai que ela fica com saudade!!!!!

Eliane disse...

Oi Renata,
parabéns, eu não sabia que vc estava grávida. Fiquei muito contente com a novidade. Que Deus abencóe muito vcs e este novo ser que está crescendo dentro de vc.
Bjkas, Eliane

Chocólatra disse...

Olá Re,
Que legal que está tudo encaminhado no pré-natal e que a Olivia tá curtindo com vc! Já me disseram lá do Rio que ela mudou e tá falando bte!
Não sei como é nas bandas daí mas aqui existe uma lei provincial que só permite dizer o sexo depois das 20 semanas...como eu esperei!!! Qdo vc acha que sabe o sexo ai?
bjao gde

Paula Regina disse...

eu posso testemunhar que tudo funciona direito e bem. Estou com um bebe de 10 dias e passei toda a minha gestacao aqui no canada, usei todo o sistema e so tenho elogios! Vc vai ver quando chegar na hora do parto que espetaculo o hospital, tratamento de enfermeiras e medicos! Tudo de ponta e de primeira e o melhor como vc disse tudo publico. o sistema so e diferente mas e fantastico!
Boa sorte e saude na sua gravidez.

Mirian disse...

Ai Rê, que felicidades né!!!!!!
Nem importa se for irmãozinho ou irmãzinha, só queremos que venha e bem vindo (a).
Beijos nos quatro.
Mamãe

Simone disse...

Que bom ler essas noticias sobre o pre natal e que vc está gostando, continue postando...