quinta-feira, maio 31, 2007

Do direito de sentar

Aproveitando o assunto do blog Canadá, terra de sonhos (http://www.canadaterradesonhos.blogspot.com/), hoje fui ao centro de Rio de metrô e na minha condição de grávida de 8 meses, achei que tivesse o direito de sentar nas cadeiras laranjas, que são reservadas a pesssoa com necessidades espceiais, gestantes, idosos e pessoas com crianças de colo.
Mas, viajei o tempo todo em pé. Não estou muito cansada, aguento bem a viagem em pé, mas o que mais me chamou a atenção (e sempre que ando de metrô é assim) é que as pessoas que cedem o lugar pra uma barriguda são aquelas que também têm o direito de ficar sentadas, ou seja, os idosos.
Claro que eu não aceito, pois acho que não faz sentido um velhinho em pé e uma grávida em plena forma, sentada. Os mais jovens, costumam se fazer de bobos, fazem vista grossa e não cedem o lugar!
Será que no Canadá também é assim?

14 comentários:

Flavielle Martins disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Flavielle Martins disse...

E o pior é que essas pessoas ficam fingindo que não estão te vendo. Falta cidadania!
Um abraço!

Anônimo disse...

Oi Re
Com certeza aqui neste quesito é bem diferente.
Quando ando de metrô ou ônibus, sempre vejo cenas onde não só 1 pessoa levanta, e sim várias para ceder seus lugares a alguem que precisa, isso aqui é muito bacana!
Beijos

Anônimo disse...

É... também vejo muito isso, mais em ônibus do que em metrô, e fico indignada. Já estou me preparando para o nervoso que vou passar e estes dias mesmo tenho me perguntado se quando chegar minha vez vou ter coragem de mandar a pessoa sair, já que é lei ou se vou ficar na minha.
Aqui nos metrôs os bancos especiais são cinzas e ficam bem destacados dos marrons normais. O que acontece é que as pessoas que não estão em condições especiais já nem sentam nestes bancos. Só quando não aparece ninguém mesmo.
Já em ônibus, o povo finge que está dormindo. Falta de educação mesmo.
Bjks

Sandro e Família disse...

Re

Como disse no post são nesses pequenos gestos que deveriam fazer parte do nosso cotidiano, que se destacam a diferença entre o respeito e a educação nas duas sociedades.
O que mais me revolta é ver o "grupinho" de estudantes que tomam conta dos assentos e fingem que não estão vendo as pessoas de idade e as grávidas de pé.
Se essa juventude que deveria ser a esperança de um futuro melhor a cada dia piora, o que podemos esperar para daqui a alguns anos??

Abração

Anônimo disse...

Esse tipo de desrespeito e falta de civilidade é uma das coisas que constantemente me decepciona aqui no Brasil. Isso acontece em todos os níveis socias, em todos os lugares...e é um dos principais motivos da nossa imigração.

Anônimo disse...

Desculpa pessoal, mas no metro em SP as pessoas respeitam muito mais as grávidas do que aqui em Montréal. Eu presenciei situações com minha esposa grávida, e sei que aqui tem muita gente mal educada sim.

Ju disse...

É complicado mesmo, Re...cidadania zero por aqui....pior é quando o pessoal vê e começa a fingir que está dormindo!

Fabi disse...

Durante os horarios de rush e da mesma maneira sim... Nao acho que seja tao ruim qto SP, mas e complicado, sempre tem um velhinho se matando para se segurar e o povo sentado, desligado do mundo.

Sergio disse...

Já passei muitas vezes por essa situação aqui em São Paulo. No metrô o pessoal é um pouquinho melhor mas nos ônibus em geral quem dá o lugar são os proprios idosos. É até engraçado ver um idoso oferecendo o seu lugar a outro idoso enquanto os jovens viram pro lado e fingem que estão dormindo.
O Sergio sempre diz que aqueles bancos da frente dos ônibus têm algum tipo de sonífero porque todo mundo dorme assim que se sentam neles.

Um abraço,

Marilena

Vanessa Kirnicki disse...

Se no canada é assim ou não eu vou descobrir já dia 15 de junho :)
Eu tenho uma tia gravida e na semana passada ela tava no supermercado e lá dizia que as gravidas tinham prioridade e ela pensou em passar à frente pois ela já tem uma grande barriga e tava cheia de calor. Mas uma senhora muito mal educada disso logo "à minha frente ninguém passa".
A minha tia deixou se ficar onde tava. Eu passava à frente se fosse comigo. Hoje em dia já ninguém respeita ninguém. Mas no canada n deve ser assim, penso eu!

Eva Jucá disse...

Aqui não há preferência para grávidas, mas vc sempre acha alguem que deixa vc sentar. O que há é preferência para idosos, deficientes e pessoas com crianças. Normalmente se respeita, qdo não é adolescente, mas eu sou cara de pau e peço a preferência, mostro a placa para lerem (sei lá se é de outro país e não sabe que tem a preferência). O que mais acontece é em elevador, onde há a preferência para cadeiras de rodas e carrinhos de bebês, e as pessoas sem isso entram correndo e fica sem lugar. Euzinha aqui peço para saírem.. heheh Não estou nem aí! Peço mesmo e falo que tem a escada rolante em outro lugar, e mostro a placa da preferência! hehehe Bem, só estou cumprindo meu direito, e SEMPRE a pessoa pede desculpas e sai!
Bjs
Eva

inertia disse...

Eu tb moro no Rio e quase sempre vou de metrô pro trabalho. Eu acho que essas cadeiras laranjas nem deveriam existir! O ideal seria a pessoa dar o lugar, tanto faz laranja ou verde... se tem alguma grávida ou idoso ali em pé, tem que dar lugar... o mais absurdo é ver os velhinhos na frente do pessoal da cadeira verde e ninguém dá o lugar só pq tá na cadeira verde...

Anônimo disse...

Em Montreal eu vi isso acontecer muitas vezes!
Infelizmente!

Adorei o nome Olívia!
bjs
Marina