quinta-feira, junho 18, 2009

Ainda sobre os amigos

Falei que ter amigos aqui fez toda diferença nos nossos primeiros dias, mas não poderia deixar de mencionar os amigos de longa data e a família que deixei no Brasil. Como fazem falta!
Fiquei pensando nisso desde que saí de lá há quase duas semanas: como meus amigos e minha família foram importantes nesse momento de partida: cada um a sua maneira demosntrando carinho, incentivando com palavras, cartinhas ou mesmo no silêncio, com apenas um olhar.
Um tio veio de longe com sua família só pra dar tchau. Chegou e foi embora no mesmo dia. Veio a madrinha, a amiga mais chegada e a não tão chegada assim, o primo que mora fora do Brasil e estava de passeio também quis dar um abraço. A minha querida avó que chora só de olhar pra você. Ai que dor dar tchau pra ela! Minha tia escreveu uma carta, coisa rara, e disse que sou a sobrinha preferida (confissões de última hora). Minha prima-irmã fez uma retrospectiva de nossa vida e eu ria e chorava ao ler. Teve até quem preferiu não ligar pra dar tchau pra não chorar e eu achei melhor assim. Mas por fim, ela ligou e eu chorei do mesmo jeito.
Foi bom rever todo mundo ou ao menos falar com as pessoas, saber que estavam nos apoiando.
Como me senti amada nesses dias!
Hoje estou aqui mas sei que de longe todos torcem por nós, que todos estão perto, dentro do meu coração. Que posso ligar ou gritar que se preciso for alguem vem correndo me acudir.
No aeroporto, só minha irmã (grávida de uma menina), minha mãe e meus compadres (só soube disso quando já estava aqui. Quiseram me poupar de mais uma forte emoção. Chorei do mesmo jeito quando soube que vou ser a dinda da Maria Eduarda). Liberei a ida deles no último dia.
Meu cunhado não chegou a tempo, culpa do trânsito paulistano. Como chorei em cada abraço, como amo cada um de vocês!

8 comentários:

Chocólatra disse...

Caramba! quanta coisa deixamos pra trás quando decidimos mudar de país! Muita força pra vc aí nesses dias e quando a saudade bater, pense que vc poderá estar com essas pessoas nas férias ou então use sempre a web cam, ela alivia um tanto da saudade!
Bjkas

Mirian disse...

Oi filhos!!!!!!!!!!
Continuamos a orar por vocês sempre e para sempre.
Sabemos do sofrimento de vocês e do nosso também, mas é para o seu bem e da nossa princesa.
Beijos e muitos beijos.
E como disse a Chocólatra ,não há como uma web para ajudar a matar as saudades.
Mamãe

Fernando e Silvia disse...

Re, e eu chorei só de ler. Eu estava em São Paulo e minha família mora em V.Velha/ES. Mas a dor de ir embora também é grande! Sinceramente não sei como aguentou, eu iria passar vergonha no aeroporto, igual a um pimentão vermelho!!
Mas começar tudo com o apoio do marido, uma filhota linda, e tendo uma família para correr quando precisar é bom demais!!!
beijos,
Silvia

Ana Celia disse...

Oi Renata,

A dor da despedida e' realmente horrivel... eu ainda me lembro que a gente tenta segurar o choro, mas nem sempre e' facil... mas, como vi vcs tem bastante amigos aqui para apoia-los, certo?

Bem vinda ao Canada e precisando de algo e' so' escrever..:)

Bjks,
Ana

Sweet Canadian Life disse...

Oi Renata,
Lembro desse dia ha' quase 13 anos atras... Foi horrivel! Ainda por cima cheguei aqui sem conhecer nenhum brasileiro... Bem conheciamos uma brasileira, mas ela era distante. Naquela epoca a internet nao e' o que e' hoje. Tudo era muito dificil e distante. Mas sobrevivemos... Aprendemos muito e nos adaptamos. Forca e muita fe!
Renata, muita rua estara' fazendo no sabado um Garage Sale. Se voce quiser dar uma passadinha me manda um email que eu te mando o endereco.
Beijos,
De

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

A saudade sem dúvida é a parte mais terrível da mudança, mas logo, logo vocês tão passeando por aqui.

E a vida segue...

Anônimo disse...

Olá Renata! Já morei no Canada, morro de vontade de imigrar, mas ainda estou orando e pedindo a orientação do Senhor para as nossas vidas. POr ora digo que acompanho o seu blog e me amocionei bastante com a sua saída e chegada a esta terra maravilhosa! Que Deus derrame chuva de bençãos sobre vocês! Abraços, Giselle

Flávia disse...

Oi Renata,
Nossa eu chorei só de ler o seu post, não consigo nem pensar no dia em que passarei por isso, tenho certeza de que esse será um dos dias mais difíceis. Mas keep in mind que em breve vcs estarão totalmente adaptados aí e que adorarão vir ao Brasil só de vez em quando e como visita, com todos te paparicando como na última semana que vcs estiveram aqui.
Muito obrigado pela força no seu recadinho no meu blog. Estamos aqui torcendo muito por vcs..
Bjs!