quinta-feira, julho 24, 2008

Conversa franca

Nessa mesma viagem entre SP e RJ que eu falei no post anterior, surgiu o assunto imigração.
Minha amiga e o marido dela queriam saber um pouco mais sobre o processo, sobre a vida no Canadá, sobre impostos, saúde, escola, segurança e principalmente o porquê de queremos ir.
Eu disse um pouco de tudo que sabia e falei que nossa vontade de morar fora é antiga e que a gente pretende oferecer uma melhor qualidade de vida a nossos filhos e à nós mesmos. Claro que eu sei e inclusive disse a eles que a gente vai pagar um preço alto por isso, uma vez que qualidade de vida também inclui morar perto da família e dos amigos, mas eu expliquei que minha mãe apóia a gente e pretende até ficar entre Canadá e Brasil assim que nós estivermos morando lá, o que facilitaria bastante as coisas.
Eu disse ainda que nosso objetivo é fazer acontecer, apesar de toda dificuldade inicial, principalmente em relação à lingua e ao emprego, uma vez que eu sou dentista e meu marido é advogado, mas que se depois de um tempo a gente sentir que não dá pra ficar lá, seja por qual motivo for, inclusive saudade, a gente volta. O que não dá é viver pensando como seria se a gente tivese ido.
O marido da minha amiga disse que a gente precisa ter um objetivo claro e que se depois de 3 anos a gente voltar e não tiver conquistado nada, se a gente voltar pro Brasil de onde partimos, na opinião dele não terá valido a pena, uma vez que não somos mais jovens pra tentar a vida e temos uma filha que depende de nós.
Eu fiquei com aquilo na cabeça. Em nenhum momento ele foi intransigente e a conversa foi proveitosa. Ele apenas falou o que ele pensa, o que ele faria em nossa situação. Eu, contudo, fiquei meio apavorada: será que somos malucos? Aventureiros?

E vocês, o que acham sobre essa conversa franca que tivemos?

21 comentários:

Michelle Wendling disse...

Oi! Leio o blog de vocês há bastante tempo e acompanho a jornada, já que meu amrido e eu estamos avaliando a idéia de imigrar também. Me identifiquei muito com seu post, pois a gente sempre se faz esta pergunta, principalmente meu marido, que está muito inseguro de largar o conforto que temos aqui para tentar algo novo. Mas estou certa que vale a pena. Como você disse, temos que fazer acontecer e não ficar pensando como teria sido se tivéssemos ido. Se a sua mãe te apoia, esteja certa que apoiará também caso decicam voltar ao país. É difícil voltar, mas não mais difícil que imigrar!

Abraços

Carolina disse...

Se foi Deus quem deu essa direção, não há o que temer...porque uma vez dada a semente, só nós mesmos podemos destruí-la:

"Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça". IICo9:10

Ele deu a semente e também dará o pão!!..Não coma a semente!!

abç,
Carol.

Andréa disse...

Rê, concordo com a Michelle: imigrar é muito mais difícil do que voltar. Afinal, aqui estão as nossas referências e se conseguirmos algo num país estranho, onde não temos ninguém, não será tão difícil assim no caso de ter que voltar para o Brasil. No mínimo, vocês terão uma experiência internacional, que é um diferencial com relação aos outros que estão aqui. Hoje mesmo li algo sobre esse assunto (não sei se foi no TN, em algum blog), mas falava exatamente sobre esse ponto: e se tivermos que voltar, será melhor ou pior? Na minha opinião, o pior é ficar aqui, vendo as coisas do jeito que estão e não poder fazer nada. Pelo menos temos uma opção. Somos uma parcela da população que tem os pré-requisitos exigidos pelo processo e, sim, vamos conseguir nos dar bem nas terras geladas! Esse papo do seu amigo, me desculpe, mas parece papo de quem não tem coragem de arriscar...

Beijos e faça pensamento positivo!

Andréa

Ana Paula disse...

Eu concordo com a Andrea... Nao tem essa de pensar como vai ser se tiver que voltar. No fim, da tudo certo. O que nao pode eh nao arriscar com medo de nao dar certo. Se tiver esse pensamento desde o inicio, ai eh que a coisa nao rola mesmo... mas se quiser fazer acontecer, vai dar certo. E pra quem confia em Deus, tudo da sempre certo. Pode nao ser do jeito que a gente pensa, mas da certo. :)

Ju disse...

Oi Re!

Como já te falei pelo msn, acho que vc tem que ter em mente que se não der certo vc volta. E ao contrário do que todos pensam, acho que uma pequena dose de pessimismo faz bem sim. Muito melhor do que tudo será dificil do que chegar aqui já esperando que vai ser tudo as mil maravilhas e ficar desapontado com tudo depois. Nunca se esqueça que são as altas expectativas que se transformam em altas decepções. Chegamos aqui esperando por todas as dificuldades possíveis, e acredite isso acabou tornando tudo muito mais fácil. É bom pensar que vai dar tudo certo, sim, lógico que é, mas esteja bem ciente de todas as dificuldades que vcs possam vir a encontrar, isso com certeza tornará as coisas mais fáceis e diminuirá as decepções. E se vcs decidirem vir pra Ottawa, vou adorar e pode ter certeza que te ajudarei com o que for possível, a única coisa que peço em troca é Olivia! Ah, e com certeza vamos nos encontrar quando vc vier, depois te passo meu telefone pelo msn.

Beijos,
Ju

Sergio disse...

Concordo com a maioria; ir é bem mais dificil!!!
Infelizmente não dá pra ter controle sobre tudo e nossa ida para o Canadá é um risco. O que me tranquiliza é saber que a maioria das pessoas que foram não se arrependeram, que grande parte delas procuravam o que minha familia procura e encontraram no Canadá.
E se tivermos que voltar vamos depender da situação do Brasil: não sei nas outras áreas, mas na area do Sergio nao vai fazer diferença: se o mercado estiver aquecido ele terá emprego imediato; se o Brasil estiver em crise, ele ficará desempregado tendo ido pro Canadá ou não.

O importante é ter em mente que vc esta tentando fazer o melhor pra sua filha; pode não dar certo mas vc só vai saber se arriscar.

De qualquer forma eu acho super positiva uma opinião que nos faça pensar nas coisas.
E o consulado não deu sinal de vida? vc ligou lá?
bj
Marilena

Anônimo disse...

Ola Re,

Primeiramente, gostaria de dizer que leio com frequencia teu blog e hoje teu ``post`` me deixou compelido em deixar um comentario.
Desculpe a falta de acentos e cedilhas. Acho que a tua preocupacao eh natural e demonstra responsabilidade como Mae, Esposa e Profissional que enfrenta uma decisao dificil que eh de imigrar.
A decisao de sair do pais para cada um tem uma motivacao particular e pessoal, mas entre outras razoes, deve pesar o desejo de melhorar, avancar, progredir e investir no desenvolvimento pessoal e familiar.
Discordo plenamente da analise do teu amigo, pois em 03 anos, vcs n ficariam em uma bolha a margem de tudo e de todos. Muito, pelo contrario, desenvolverao um ou quem sabe 2 idiomas, ampliarao horizontes com uma experiencia rica em uma comunidade multicultural, irao adquirir uma experiencia de vida inigualavel que tenho certeza iria acrescentar muito na hipotese de retorno. Isto seria o minimo de ganho, certamente outros se somariam.
Ao pensar no comentario do teu amigo, n consigo parar de lembrar que ``quem desdem quer comprar``.
``Fear is killer``, medo acomoda tantos, bem como destroe varios sonhos. N deixe de sonhar, n deixe de viver.

``Fear makes the wolf bigger than he is``German proverb

Muito Sucesso para vcs!!!

Dan

Fla...La...no Canadá disse...

Oi Re,

Entendo bem o seu "medo", também sou dentista e, no nosso caso trabalhar lá no Canadá, na nossa área é super difícil, temos que fazer o EE, 2 anos de faculdade, etc...
Optei por procurar cursos de pós-graduação e se por uma acaso resolver voltar, pelo menos terei uma formação melhor do que a que fui. E não considero isso perda de tempo, muito pelo contrário!
Mas acho valida a reflexão!
Bjs,
Flávia

Sandra Vicente disse...

Acho super valido estabelecer as metas. Mais como um guia, uma direcao. E importante planejar. Voltar pode acontecer. Como tudo na vida. Mas, a gente tenta fazer dar certo todos os dias!

Fernando e Silvia disse...

Oi Re,
Acho que indo com os pés no chão, tudo vai dar certo. Vai ser difícil e se persistir, vai valer muito a pena, pricipalmente para sua filhota que terá tantas oportunidades melhores do que aqui.
Um beijo,
Silvia

Sandro e Família disse...

Re,

A insegurança e o medo é normal nessa situação, mas quando retornar da sua viagem de reconhecimento tenho certeza que sua confiança aumentará e ficará contando os dias para a chegada no Canadá.

É muito difícil generalizar pois cada caso tem a sua particularidade, mas nesses anos todos que conheço o Canadá posso te garantir que a pessoa terá que se esforçar muito para não dar certo o projeto da nova vida em terras canadenses.

Abração

Familia 4M disse...

Re
Pode ter certeza que depois de 3 anos vcs terão conquistado muitas coisas, e a principal que seria a cidadania canadense.
Depois o que vier é lucro, e se quiserem voltar, podem ter certeza que as portas do Canada sempre estarão abertas para vcs, principalmente para sua pequena!
Bjs

Eliane disse...

Re, eu te digo uma coisa, se vc não tentar não vai saber, planeje, estude bastante, porque não é impossível, não desanime, vc verá que vale a pena sonhar e realizar sonhos. Estou pedindo a Deus paras te iluminar com a sabedoria. O Medo é importante mas não deixe ele tomar conta de ti.
um grande beijo, Eliane.

K disse...

Eu acho que vocês não levariam três anos para perceber que não deu certo. Três anos depois, de alguma forma, terá dado certo, ainda que vocês resolvam voltar e, nesse caso, até com a cidadania canadense. Quem arrisca na vida está sempre sujeito a errar e quem não arrisca pode passar a vida sem saber como teria sido, parado no mesmo lugar. Se é o que vocês querem, vão à luta!

Beijos,

K.

.Mariana.Daniel. disse...

Oi Re,

Acho que nenhuma experiência, qualquer que seja, vai contar zero para a vida de vcs. O objetivo vcs têm bem definido: qualidade de vida.

Nós temos o mesmo pensamento que vcs: se não der certo, voltamos e começamos tudo do ponto que deixamos, o que não podemos é ficar pensando "e se..." pro resto da vida!

Beijos, Mari

Silney disse...

Oi....como vc tb sou dentista..e esta pergunta me faço sempre , sera q to fazendo certo? largar tudo..e tentar do zero por la..literalmente do zero..na nossa area ne?..e se nao der certo...voltar e aqui...recomeçar...
aiaiaia
mas como ja li em algum lugar... o q eu aprendi a conquistar até aqui...eu já sei como é...entao se eu tiver q retornar..e recomeçar..eu ja sei o caminho das pedras...entao pra q temer???
mas as vezes mesmo pensando assim..eu fico com frioooooooooo na barriga q vc nem imagina hihihi..
mas tudo q eu quero é poder ir e ver com meus olhos como é viver no Canada.
GRande abraço e q tudo dê certo rap vcs.

Sou um coração que bate forte disse...

Oi oi, tudo bem?

Você já conhece a escola de francês quebequense?
Sem dúvida, a melhor opção para quem vai imigrar para o Québec.
converse conosco agora no msn da escola e tire as suas dúvidas: ecoledefrancaisquebecois@hotmail.com
Entre agora em contato com a nossa escola ou deixe o seu número no quadro INFORMACOES e nós ligaremos para você!
Escola de francês quebequense

Assista agora alguns vídeos e saiba como funciona o nosso curso e como fazer a sua matrícula. E não perca a oportunidade de conhecer as amostras do nosso material de estudo:

Amostra do nosso curso de francês

inertia disse...

Bom, a gente aqui tem um limite de 6 meses p/ tentar conseguir alguma coisa por lá p/ não perder muito tempo nem dinheiro...
E concordo com a Andrea, o pior é ficar aqui vendo essa situação!
Bjos

Radiá disse...

Oi, obrigada, também já adicionei vcs. É muito legal esse troço de blog. rs. Vou começar a ler o seu blog agora. bjs

Cláudio Rodrigues disse...

Se der qualquer coisa errada, foram 3 anos de experiência fora do país o que pode contar bastante em muita coisa caso voltem ao Brasil. Me mudei para cá há quase 10 anos e como vim com um visto de trabalho, o processo todo demorou menos de um mês! Não pensamos duas vezes. O saldo? Extremamente positivo.
O que sempre falo no meu blog é que o imigrante deve fazer a sua lição de casa e entender claramente coisas como a profissão dele no Canadá (já que para quase todas elas, as credenciais no Brasil quase nada valem - revalidação é necessária para quase tudo o que leva tempo e em certos casos, MUITO dinheiro). Tendo-se uma clara noção das dificuldades à frente, tudo dá certo. Pode ter certeza disso. Os imigrantes que conheci que acabaram por voltar, em sua grande maioria o fizeram porque não tinham a visão completa do que significa imigrar. É realmente um começar de novo. Se no Brasil levamos anos e mais anos para nos estabelecermos como profissionais, porque acham que no Canadá vai levar 6 meses para algo que levou 5 anos no Brasil? Milagres não existem. :-)
Mas sabendo o que esperar, fica tudo mais fácil!
Vale a pena e muito. Sigam em frente.

Abraços.

:= disse...

Falei justamente sobre isso em um dos meus últimos posts:
http://lesinvasionsbarbares.blogspot.com/2008/09/valeu-pena-imigrar.html
Acho que experiência de vida é tudo e no pior dos casos vocês viram professores de Inglês no Brasil!
:)